Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Quando o nível energético contido não é mais suficiente, o mais recomendável é realizar o processo de reciclagem

Não sabe o que fazer com as baterias velhas de eletrônicos que você guarda em sua casa? Para reciclá-las você pode solicitar apoio ao fabricante do eletrônico ou buscar um local para o descarte no eCycle.

Entenda um pouco mais sobre a composição das baterias e riscos envolvidos.

Bateria íon-lítio

Desde 1991, existe a comercialização das baterias de íon-lítio. Atualmente, elas estão presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos portáteis, como notebooks, filmadoras, GPS, celulares, MP3, palmtops, brinquedos eletrônicos, câmeras fotográficas e outros.

As baterias de íon-lítio são recarregáveis e feitas de íons de lítio e carbono. Entre as vantagens desse tipo de bateria está a possibilidade de armazenar mais energia do que as outras baterias (baterias de íon-lítio pode armazenar até três vezes mais energia do que baterias cádmio-níquel, considerando o mesmo volume), ter baixo peso, ausência de efeito de memória, carregar mais rápido e potencial de poluição menor quando comparado às baterias de níquel-cádmio.

Bateria íon-lítio é perigosa?

O lítio é considerado perigoso e inflamável quando exposto, principalmente, ao calor e à chama, podendo, nessa situação, gerar gases tóxicos. Além disso, em altas temperaturas, as baterias de íons-lítio descarregam mais rapidamente e causam o aumento de temperatura do aparelho. Porém, existem circuitos de proteção que impedem acidentes em temperaturas acima do limite, interrompendo o fluxo de corrente. Atualmente, em baterias que utilizam solventes líquidos (alquilas, éteres, ésteres e inorgânicos) têm-se trabalhado com aditivos que dão mais estabilidade e segurança às variações térmicas.

Pensando em diminuir os riscos desses acidentes e obter melhor desempenho, a bateria de lítio-polímero já começaram a entrar no mercado de notebooks, tablets e de telefonia móvel. Esse tipo de bateria oferece maior proteção pela retirada de solventes voláteis existentes na bateria de íon-lítio, logo, são capazes de suportar sobrecargas e altas temperaturas sem que ocorra o aquecimento do aparelho.

Cuidados com a bateria

As baterias íon-lítio possuem uma vida útil de aproximadamente cinco anos, suportando cerca de oitocentos ciclos de carga-recarrega. Porém, depende muito do modo de uso e conservação do aparelho.

Confira abaixo algumas dicas para evitar acidentes com sua bateria e prolongar a vida útil dela:

  • Evite a exposição da bateria à umidade ou a gases corrosivos, pois podem oxidar a superfície e favorecer a ocorrência de vazamentos;
  • Não descarregue totalmente a bateria, isto pode diminuir sua capacidade;
  • Não a exponha muito ao calor e a altas temperaturas.
Usando notebook sentando na rua
Economize energia e prolongue a vida útil de notebooks e desktops com dez dicas simples

Reciclagem

Apesar da bateria de íon-lítio ser menos poluente, possui elementos (cobre, ferro, manganês, alumínio, cobalto e níquel) que podem afetar o meio ambiente e serem nocivos ao homem. Portanto, é importante dar o destino correto. Para saber mais sobre os efeitos desses elementos, confira a matéria:

Quais os componentes tóxicos do lixo eletrônico?

Além disso, o lítio possui um valor econômico alto, por isso, muitas empresas estão interessadas em reciclar a bateria íon-lítio. Na hora de descartar sua bateria de íon-lítio, evite jogá-la no lixo doméstico ou armazená-la em casa, pois ela pode liberar produtos tóxicos e corrosivos. Fazer o descarte de baterias em aterros sanitários também não é uma boa opção, uma vez que elas podem liberar as substâncias químicas presentes nelas, e, assim, contaminar solo, água e plantas. Para dar um destino correto, o aconselhável é levar a bateria até os postos de coletas, distribuidores, assistências técnicas autorizadas e empresas especializadas, que transformam os antigos componentes em cadeados e novas baterias, por exemplo.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Onde ocorre a coleta?

Os serviços de coleta oferecidos estão disponíveis nos estados das regiões Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais