Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O descarte de micro-ondas da forma correta é importante para o reaproveitamento de materiais e para evitar a contaminação do meio ambiente

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos linha branca mais utilizados no mundo. Porém, como todas as coisas, sua vida útil chega ao fim depois de um tempo – ou devido à obsolescência programada. Assim, é importante saber como fazer o descarte de micro-ondas correto.

Isso porque ele é composto por diversos materiais que, se descartados incorretamente, podem prejudicar a saúde dos organismos e contaminar o meio ambiente.

Micro-ondas
Micro-ondas: o que você precisa saber

Como um micro-ondas funciona?

O princípio básico desse tipo de forno é transformar a energia elétrica em energia térmica por meio de ondas eletromagnéticas (as tais micro-ondas), que aumentam a energia cinética dos alimentos. Essas ondas são absorvidas pelas moléculas de água presente nos alimentos, o que provoca agitação e, por fim, aquecimento.

Seu principal componente é o magnetron, responsável pela formação de ondas magnéticas. Ele é composto basicamente por imãs e placas de metal. 

Impactos no uso cotidiano

O tipo de aquecimento do forno de micro-ondas faz com que os nutrientes dos alimentos sejam reduzidos. As alterações decorrentes do aquecimento por meio das micro-ondas podem fazer com que alimentos abundantes em antioxidantes, percam boa parte de suas propriedades. 

Elas são fundamentais para a eliminação de parte dos radicais livres que podem lesar o DNA das células. Além disso, essas propriedades podem contribuir para a prevenção de várias doenças, dentre elas estão o câncer e problemas cardiovasculares. 

Aquecer alimentos em recipientes de plástico que não são específicos para esse tipo de forno também pode ser prejudicial. Isso porque esses recipientes podem liberar dioxina, um composto orgânico incolor e inodoro comprovadamente cancerígeno. Para evitar problemas, basta utilizar recipientes de vidro temperado, porcelana ou plásticos especiais para micro-ondas.

Porém, operando de maneira normal, o micro-ondas não oferece riscos à saúde, é inclusive um facilitador ao poupar tempo em nosso corrido dia-a-dia. Quando o forno é desligado, não há riscos de contaminação por radiação, já que ele só a emite quando está funcionando. 

Mas fique atento aos aparelhos mais antigos. Se houver problemas no fechamento da porta, dobradiça, trinco ou vedação, o uso deve ser interrompido e o aparelho levado ao conserto, já que a radiação pode escapar.

Confira sobre outros perigos do micro-ondas na matéria a seguir:

Você conhece os perigos do micro-ondas? Confira cinco dicas para viver sem ele

Reciclagem de micro-ondas

Quando o aparelho não tem mais conserto, a melhor maneira de fazer o descarte de micro-ondas é encaminhá-lo para a reciclagem. O micro-ondas é composto de vários materiais como plástico, vidro e metais, que podem ser separados e ter as partes recicladas. 

No entanto, a reciclagem do vidro temperado é bem difícil de ser realizada e poucos locais têm tal certificação. A peça de destinação mais difícil de todo o equipamento que compõe um forno de microondas é a placa de circuitos eletrônicos, que contêm metais pesados, como chumbo e cádmio. Sua reciclagem só é possível no exterior, em locais que possuem a tecnologia adequada.

Qualquer produto que tenha placa eletrônica possui contaminantes. Os micro-ondas se utilizam de placas marrons. Elas contêm metais pesados, por isso precisam ser enviadas a recicladores autorizados pela CETESB. Delas são extraídos cobre e alumínio.

As placas marrons são compostas por: capacitor (que é perigoso por conter metais pesados e armazenar voltagem), diodo, resistores, transformador e alguns chips. 

microondas-tem-validade
Cinco sinais que indicam a hora de descartar o micro-ondas

Como descartar micro-ondas?

Para descartar seu micro-ondas corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ele seja removido de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções para descartar micro-ondas incluem:

Cata bagulho

Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município, pode coletar itens como micro-ondas. Se sim, agende uma data de coleta e deixe o micro-ondas em local acessível para a equipe de coleta.

Ponto de coleta

Outra alternativa é levar seu micro-ondas até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.

Coleta e reciclagem paga

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado da seu micro-ondas preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Alternativas possíveis ao descarte

Saber o que fazer micro-ondas é importante para evitar a poluição nas cidades com o descarte incorreto. Mas a escolha irá depender do estado da peça, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Mas, antes de descartar seu micro-ondas, você pode tentar recuperá-lo com algumas alternativas, como:

Doação

Se o micro-ondas não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-lo para alguém que possa utilizá-lo. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação de móveis da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Se o forno de micro-ondas tiver valor de mercado e você tiver interesse em vendê-lo, você pode optar por colocá-lo à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, o eletrodoméstico acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Impactos do descarte de micro-ondas incorreto

lixo-eletronico-residuo-eletronico
Imagem por Hafidh Satyanto, disponível no Unsplash

Os metais, eletrônicos, vidros e borrachas presentes também podem promover riscos. Isso porque eles demoram muito tempo para se decompor e podem liberar diversas substâncias nocivas que afetam a saúde e o meio ambiente. O lixo eletrônico e alguns metais, por exemplo, são tóxicos e liberam substâncias cancerígenas que podem contaminar os lençóis freáticos, o solo e provocar riscos na saúde pública.

Além disso, o descarte incorreto impede que o material seja reaproveitado. O reaproveitamento, por sua vez, ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de um metal novo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais