Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Inovações criativas permitem a reutilização de água, resíduos alimentares e outros recursos

O estúdio de design norte americano Gorm criou uma cozinha completa em que a energia é conservada e os resíduos alimentares são reciclados e usados para o cultivo de plantas. O projeto da ‘cozinha sustentável’ integra com sucesso a natureza e a tecnologia em um sistema em que, por exemplo, a secagem dos pratos ajuda a molhar as plantas e a compostagem de resíduos alimentares ajuda a fertilizá-las.

De forma eficiente, utilizando os resíduos, energia, água e outros recursos naturais, a ‘cozinha sustentável’ de John Arndt e Wonhee Jeong incorpora todas as funções de uma cozinha normal para que os processos de reutilização aconteçam de uma forma natural. A secagem dos pratos funciona da seguinte forma: enquanto eles gotejam e estão pendurados de forma vertical, logo abaixo há uma prateleira em que ervas e plantas comestíveis estão posicionadas e recebem assim a água necessária para o cultivo.

A parede dupla feita de terracota, material também utilizado para cerâmica, funciona como um refrigerador, mantendo a temperatura interior fresca. Dessa forma, a água evapora através da parede exterior, enquanto os restos de comida são discriminados por vermes em uma composteira. O fertilizante resultante é utilizado nas caixas de erva, para gerar mais alimentos.

A ‘cozinha sustentável’ também possui frascos de armazenamento feitos de barro com tampas de madeira de faia, um tipo especial, uma travessa, um fogão a gás, uma sacola diferenciada para guardar a produção e uma gaveta utensílio para guardar pratos, tigelas, talheres e copos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais