Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O diretor se juntou com artistas voluntários para pintá-las

Qual é a utilidade de uma geladeira? Se você respondeu conservar alimentos, está parcialmente certo. Graças ao upcycle, técnica de reaproveitar um objeto para um fim não imaginado no seu processo de produção, geladeiras estão virando bibliotecas!

O projeto ocorre na Universidade Regional de Blumenau (FURB), localizada em Santa Catarina, com a ajuda de Alan Filagrana, diretor de cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ele decidiu reaproveitar geladeiras que tinham como destino o lixão, transformando-as em mini-bibliotecas. As prateleiras foram aproveitadas como estantes, que se encheram de livros.

As chamadas Geladeirotecas fazem parte do projeto “Não deixe a cultura na geladeira!”, que tem como objetivo incentivar a leitura dentro da universidade. Para distribuir a ideia entre todos os alunos, as três geladeiras foram colocadas em locais movimentados dos três campus da FURB, com todos os livros etiquetados pelo projeto e com disponibilidade para qualquer aluno, servidor ou frequentador da universidade.

Essa ideia foi inspirada em uma geladeira reaproveitada com o mesmo fim na cidade de Araraquara (SP). Ela foi colocada em uma praça da cidade e se tornou uma biblioteca pública, em que é possível realizar trocas e levar as obras para casa.

Na universidade de Blumenau, também é permitido levar os livros para casa, só prestando atenção na data da devolução. Fazendo isso, o usuário da inusitada biblioteca vai atingir um dos objetivos do projeto: a circulação do conhecimento.

Para mais informações, clique aqui.

Imagens: Terça Cultural


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais