Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

No tempo nem tão distante em que os monitores de LCD ainda não tinham sido lançados (do final dos anos 90 ao início dos 2000), os modelos iMac G3 da Apple fizeram muito sucesso devido ao design arrojado e ao computador já ser integrado ao monitor, na época, ainda feito com o tradicional tubo de raios catódicos (CRT).

O tempo passou, a tecnologia se desenvolveu e os lindos G3 ficaram de lado. Nos Estados Unidos, o empreendedor Jake Harms teve a inusitada ideia, em 2008, de transformar seu iMac, que estava sem uso em seu escritório, num aquário futurista.

Para isso, Harms desmontou o iMac, retirou todo o conteúdo de seu interior (separando as peças e destinando-as para a reciclagem), poliu as partes externas para ficarem mais bonitas e com mais brilho, e instalou um tanque de peixes personalizado no lugar em que o monitor ficava. Além disso, também colocou um filtro de aquário, uma luz com interruptor e um cabo de alimentação. Pronto, estava feito o iMacaquarium!

O visual ficou tão atraente que os amigos de Harms pediram para ele reaproveitar outros modelos. Como teve ainda mais sucesso, um site foi criado para expor a novidade a interessados. No entanto, Harms recebeu tantos pedidos que não deu conta de produzi-los. Ele teve a ideia de pedir um financiamento popular, conhecido como crowdfunding, em abril de 2012, e conseguiu quase dobrar sua meta inicial no site Kickstarter. Dos U$5 mil que ele pediu ao público, conseguiu U$9.847 de 49 apoiadores.

Americano transforma iMac antigo em aquário

O dinheiro está sendo usado para a compra de filtros, interruptores, tanques personalizados e outros equipamentos. Os monitores não eram problema, já que cerca de 150 dos modelos de iMac G3 já haviam sido adquiridos por Jake.

Kit

Harms teve a ideia de, além de produzir os aquários, vender kits para que os próprios interessados montassem os seus iMacaquariuns. Ele contém todos os equipamentos necessários para a “transformação”, inclusive o tanque personalizado (veja mais no vídeo abaixo).

Para ter mais informações a respeito dos produtos, basta entrar no site oficial (em inglês). Um iMac Aquarium feito por Jake custa U$299, cerca de R$620, e há uma lista de espera, já que ele não consegue aprontar todos os modelos com grande velocidade.

Se você tiver vontade de fazer uma experiência do tipo, com ou sem o kit desenvolvido por Jake, lembre-de destinar o conteúdo do iMac para um local adequado, como o Cedir, em São Paulo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais