Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ideia já foi implantada na região sul de Israel e pode baratear tratamento

Transformar água em papel? Essa parece mais uma daquelas fábulas sobre alquimistas, mas, segundo o médico israelense Rafi Aharon, trata-se de algo totalmente possível. Ele mesmo desenvolveu um sistema para aproveitar partículas sólidas que estão na água das residências urbanas e que costumam ficar retidas nos filtros do sistema de esgoto de Israel.

Para o israelense, cerca de 0,10% das águas que saem das casas são compostas por material sólido e que, apesar de ser um percentual pequeno, é rico em celulose – geralmente proveniente de alimentos e também do papel higiênico – ele afirma que não há nenhum problema em usar o material para produzir um novo papel.

Essa ideia pode contribuir com o meio ambiente, pois ajuda a baratear o preço da água, já que reduz pela metade o material sólido existente no líquido e possibilita a diminuição de energia e de produtos químicos para descontaminá-la.

As empresas de papel também podem sair ganhando com isso, pois poderão comprar os restos de celulose a um preço inferior ao do papel reciclado comum. O sistema já foi implantado na região sul de Israel.

Para saber como reciclar papel, entre na seção Postos de Reciclagem da eCycle.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais