Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fundação Bill & Melinda Gates desenvolveu modelo de vaso sanitário que não usa água nem precisa ser ligado a sistema de esgoto

Bill Gates está fazendo sua parte para combater a crise mundial de saneamento básico. O fundador da Microsoft apresentou essa semana em Pequim, na China, um modelo de vaso sanitário que não usa água, não precisa ser ligado a nenhum sistema de esgoto e ainda transforma os resíduos humanos em adubo.

A novidade foi desenvolvida pela Fundação Bill & Melinda Gates, que já gastou mais de 200 milhões de dólares em pesquisas na área, nos últimos sete anos. O evento foi dedicado à discussão e apresentação de apostas para a área de saneamento básico, considerada prioridade política pelo atual governo chinês.

vaso sanitário

A ideia de Gates é reinventar os vasos sanitários, assim como acelerar a adoção e comercialização do modelo autossuficiente. O vaso sanitário apresentado está pronto para comercialização e já vem sendo testado na cidade sul-africana de Durban, onde também estão em teste outros modelos alimentados por energia solar, mas o preço do equipamento ainda precisa ser barateado.

Durante a apresentação, o bilionário e filantropo também mostrou um pote com fezes, usando-o para explicar que os resíduos humanos provocam doenças como diarreia e cólera, responsáveis pela morte de 500 mil crianças com menos de cinco anos a cada ano no mundo todo. Ele lembrou ainda que mais de US$ 200 bilhões são perdidos anualmente devido aos custos sanitários e à baixa produtividade provocada pela falta de saneamento adequado.

Os dados mais recentes da ONU indicam que 60% da população mundial (2,3 bilhões de pessoas) não conta com instalações sanitárias adequadas e quase 900 milhões no planeta são obrigados a defecar ao ar livre por não terem acesso a um banheiro.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais