Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Invento pode ajudar a iluminar casas e a recarregar aparelhos eletrônicos

No festival London Design de 2011 foi apresentada uma mesa que utiliza algo bem diferente para produzir energia: plantas. A descoberta, feita por cientistas a partir de pesquisas na Universidade de Cambridge, aliada à participação de designers, levou à criação da mesa. Na parte interna do invento existe um jardim com vários vasos de musgos e algas que possibilitam a geração de energia.

Dessa forma, casas podem ser iluminadas e aparelhos eletrônicos que não consomem muito podem ser recarregados. O que torna esses dois elementos importantes em relação à geração de energia é o crescimento de pesquisas em energia biofotovoltaica, processo capaz de produzir energia renovável por meio da fotossíntese de algas e musgos.

Um sistema que utiliza o crescimento natural das plantas, envolvendo água e sol, já é capaz de gerar energia para painéis fotovoltaicos, que assim podem ser ligados a uma lâmpada, a um rádio ou a algum aparelho de baixo consumo de energia.

Responsáveis pelo projeto-teste, Alex Driver, Carlos Peralta e Paolo Bombelli, tiveram o apoio do Conselho de Pesquisas em Engenharia e Ciências Físicas. Com os avanços das experiências, eles esperam que em prazo de cinco a dez anos a energia bio-fotovoltaica possa competir com os painéis solares como fonte de energia alternativa e sustentável.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais