Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Jovens de 14 e 15 anos surpreendem em feira de startups africanas

Cada vez mais a reciclagem se desenvolve e junto com ela a quantidade de substâncias e produtos que são reutilizáveis. Mas, dessa vez, algo mais inusitado passou a ser reaproveitado após uma experiência realizada na África: a urina.

Durante a feira de tecnologia do continente de 2012, ocorrida em novembro, conhecida como Maker Faire Africa, realizada em Lagos, na Nigéria, as jovens Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin, Bello Eniola apresentaram uma fantástica inovação: um gerador de energia elétrica a partir de urina.

A máquina, que se destacou das demais invenções por motivos óbvios, funciona da seguinte maneira: a ureia presente na urina é quebrada em nitrogênio, água e hidrogênio num compartimento eletrolítico. Na sequencia, o hidrogênio passa por um filtro de água e é reservado em um cilindro de gás. A seguir, o hidrogênio passa por outro cilindro, esse contendo bórax, para tirar sua umidade. Assim, quando o hidrogênio está totalmente purificado, ele é lançado ao gerador para ser transformado em energia. Um litro de urina pode gerar até seis horas de eletricidade.

Essa não é a primeira vez que o ser humano conseguiu obter energia a partir de urina. Uma pilha japonesa chamada de Nopopo também já utilizou a ideia (clique aqui e confira).


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais