Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Feitas com plástico reciclado, as casas podem durar anos e aguentar furacões e terremotos

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Em certas partes do mundo, desastres naturais, como tempestades e furacões, deixam milhares de famílias desabrigadas. Infelizmente, muitas dessas localidades atingidas não possuem estrutura para acolher os prejudicados pelas catástrofes.

Para resolver parcialmente esse problema, a empresa norte-americana Innovative Composites International (ICI) desenvolveu as ECO: Shield – casas que podem ser a solução para este problema. Elas são feitas a partir de um tipo de plástico reciclado e podem ser construídas e montadas por trabalhadores não especializados em menos de 45 minutos com ferramentas comuns.

Resistência

Alem de serem resistentes a furacões e tempestades, as casas são eficientes energeticamente e resistentes a umidade, mofo e insetos. Segundo a companhia responsável, elas são mais baratas que as construções convencionais.

Um material de borracha é utilizado para fixar as estruturas plásticas à base, que pode ser de betão ou outro material. A borracha localizada na base da casa permite oscilação da edificação, dando flexibilidade para que ela resista a fortes ventos e sismos.

Por não precisar de mão-de-obra especializada, as populações locais podem construir suas próprias casas e outras instalações, como escolas e hospitais.

As casas sustentáveis podem ser facilmente montadas, desmontadas e transportadas para outros locais mais seguros. Outra vantagem é que elas podem ser construídas em locais em que a aquisição de uma casa própria é inviável economicamente para a maior parte da população. Devido à durabilidade dos materiais utilizados, as ECO: Shield podem resistir durante décadas, segundo a ICI.

A empresa faz parte de um consórcio de licitação para construções de habitações no Haiti após desastres naturais que ocorreram recentemente, deixando milhões de famílias desabrigadas.

Para ter mais informações a respeito do projeto, visite o site oficial da ICI e confira o vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais