Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Servidor é pioneiro em energias limpas nas comunicações

Google é o vencedor do Leaderboard TI Cool, iniciativa do Greenpeace que classifica grandes empresas de TI (Tecnologia da Informação) por suas iniciativas ambientais. A utilização de energia limpa, em suas instalações, somado ao apoio da empresa às políticas de energia renovável e às metas de redução de emissões na União Europeia conferiu ao Google o primeiro lugar no ranking.

A vice-liderança ficou com a companhia Cisco, ex- primeira colocada, seguida da Ericsson, Fujitsu e Vodafone. A IBM, que ocupava a terceira posição em 2010, caiu para o nono lugar. Duas das companhias mais influentes do setor, Apple e Facebook, não foram incluídas na disputa deste ano. De acordo com a organização do prêmio, eles ficaram de fora por não demonstrarem iniciativas na busca de energia limpa, apesar dos lucros recordes. No entanto, o grupo Facebook, recentemente, comprometeu-se em utilizar energia renovável e pode vir a entrar na próxima premiação.

O ranking foi idealizado pelo Greenpeace para estimular o setor da comunicação tecnológica sobre políticas sustentáveis, visto que o aquecimento da indústria demanda o surgimento de novos servidores, que consomem mais energia.

De acordo com o analista internacional do Greenpeace, Gary Cook, as grandes empresas da tecnologia possuem uma oportunidade real de influenciar a maneira de se produzir e utilizar energia. Segundo ele, embora o setor seja considerado como visionário, ainda é “inerte” em relação à sustentabilidade.

Mesmo antes de investir na água do mar para resfriar seus novos servidores, o Google já investia em energia renovável. No ano passado, o gigante das pesquisas virtuais investiu cerca de um bilhão de dólares em projetos de energia limpa.

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais