Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Índice tem aumento de 7,6%, mas problemas estruturais ainda causam preocupação

O PET está sendo mais reciclado no Brasil. Quem garante é a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet). Houve um aumento de 7,6% no número de embalagens PET recicladas entre o ano de 2009 e o de 2010, de acordo com os dados divulgados em dezembro de 2011.

Mais de 262 mil toneladas de PET (cerca de 55,6% do total dos produtos fabricados com esse material no país) foram recicladas, em 2010. A maior parte desse serviço foi feita pela categoria dos catadores de material reciclado. De acordo com as entidades e empresas de quatro estados que participaram do levantamento (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), 47% de todas as embalagens recicladas foram processadas pelas organizações de catadores de lixo.

Pela ordem, os destinos das antigas garrafas PETs são: produtos têxteis (38%), resinas insaturadas e alquídicas, destinadas a comporem base de tintas e produtos relacionados com construção civil (19%), e embalagens (17%).

Números positivos, mas existem problemas

Apesar do avanço no índice de reciclagem em território nacional, a Abipet aponta alguns problemas graves, que impedem a universalização da reciclagem do material. A falta de mão-de-obra especializada e suficiente, o desenvolvimento lento da implantação de coleta seletiva na maior parte das cidades do país, e a falta da disseminação da cultura de separação das embalagens em toda a sociedade são as principais questões apontadas pela entidade. Atualmente, apenas 17,8% dos municípios possuem serviço de coleta.

Para colaborar com o aumento desse número, procure os postos de reciclagem mais próximos de você, clicando aqui!


Imagem: www.grupoescolar.com

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais