Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em vez de recorrer a sementeiras ou vasos de plástico, reaproveite a casca de ovo ou embalagens de papelão para criar suas mudinhas

A ideia de fazer uma sementeira usando casca de ovo pode parecer inusitada, mas você vai perceber que faz todo sentido. A casca de ovo é rica em cálcio, potássio e magnésio, minerais que ajudam a fertilizar o solo e enriquecem a terra. Assim, ao usar essas cascas como sementeira, uma parte desses nutrientes passa para a terra e ajuda a nutrir suas sementes durante o crescimento.

O melhor de tudo é que, depois que as sementes germinarem e crescerem um pouco, você pode transplantar a muda para um vaso maior com a casca de ovo e tudo – é só dar uma esmagadinha na casca e plantar sua muda junto com os pedacinhos da sua sementeira. A casca de ovo irá se misturar ao solo, adubando a terra do novo vaso.

Como fazer uma sementeira

O vídeo abaixo ensina como fazer uma sementeira usando casca de ovo e traz também a técnica de preparo para uma sementeira com rolinhos de papel higiênico. As duas formas são simples e dão um destino amigável para esses dois resíduos tão comuns. Confira:

Sementeira de casca de ovo

Para começar, quebre os ovos com cuidado, deixando apenas uma pequena abertura na parte superior da casca. Você também pode usar um estilete (esterilizado) para abrir a casca na hora de usar o ovo.

Sempre que quiser reaproveitar a casca de ovo, deixe-a limpa e guarde-a na geladeira, de preferência na própria caixa de ovos. Depois que juntar uma boa quantidade, coloque terra no interior das casca de ovo e introduza delicadamente as sementes de sua escolha com as mãos ou com uma pinça.

Se quiser garantir uma maior taxa de sucesso, você pode colocar duas ou três sementes por casca, já que pode acontecer de alguma delas não vingar – mais do que isso não é indicado, já que se todas as sementes vingarem o acúmulo de mudas pode atrapalhar a separação na hora do plantio.

Para plantar mais de um tipo de semente, um detalhe importante é escrever na casca, com cuidado, o nome das sementes escolhidas. Assim você não se confunde na hora de replantar suas sementeira de casca de ovo.

Depois de colocar as sementes no solo, cubra com mais terra e lembre-se de regar a sementeira com cuidado. A partir daí mantenha a mesma rotina, deixe suas sementeiras de casca de ovo sob a luz solar o maior tempo possível e, para hidratar, regue-as com uma colher de chá de água todos os dias (ou quando perceber que a terra está seca).

Para quem mora em apartamentos, uma dica é cobrir a caixa de ovos com uma touca de banho velha e sempre posicioná-la em uma janela com bastante sol. Desse modo o sistema funcionará como uma estufa. Durante o dia, as mudas obtêm a luz solar e, para o período noturno, terão retido o calor para obter a umidade necessária.

Quando as plantas germinarem e atingirem um tamanho razoável, retire as sementeiras da caixa de ovos, faça o buraco no solo ou vaso em que irá replantar e esmague as cascas na abertura, tomando cuidado para não danificar as raízes das suas mudinhas. Além de ser fácil, o cálcio existente na cascas de ovo também funciona como adubo.

Além das cascas, a bandeja dos ovos é outra opção de suporte para germinar as sementes. A embalagem de papelão é a mais indicada, pois basta cortar os pedaços destinados a cada um dos ovos e usá-los para o plantio das sementes. Em seguida, o procedimento é o mesmo usado com as casca de ovo, mas ao transplantar a planta para o solo é possível colocar a parte de papelão diretamente no buraco. O modo de preparo nesse caso funciona igual ao da sementeira feita com rolinhos de papel higiênico.

Se você for usar a caixa dos ovos como sementeira, ainda assim é possível aproveitar as cascas para fazer farinha de casca de ovo, cujo uso torna o solo mais rico.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais