Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A eCycle dá dicas simples de como lavar louça evitando o desperdício de água e de detergente.

Lavar a louça é um mal necessário. É chato, consome tempo, água, esforço e até energia elétrica (quando se usa uma máquina de lavar louças), mas é uma atividade que não pode ser evitada no dia-a-dia e chega a gastar cerca de 100 litros de água em uma lavagem simples, se feita sem responsabilidade. No entanto, é possível diminuir o desperdício de água e de materiais químicos com algumas atitudes simples que a eCycle elenca abaixo. Confira:

Materiais
Caso você não tenha uma máquina de lavar louças, adquira uma esponja biodegradável, a exemplo das buchas vegetais (a esponja verde e amarela tem difícil reciclagem). Procure instalar um aerador na torneira (economiza bastante água) e utilize detergente biodegradável ou sabão de pedra (dura mais).

Organização da louça e retirada do excesso de sujeira
O primeiro passo é organizar a sua louça de modo que as peças mais limpas sejam lavadas primeiro, assim você pode deixar as mais sujas dentro da pia e, à medida em que a água da lavagem vai caindo na pia, a sujeira da louça mais suja amolece. Um bom exemplo é deixar uma panela dentro da pia enquanto você lava talheres. Além disso, retire manualmente e sem água as sujeiras maiores.

Preparação do detergente
Em vez de encher a bucha de detergente, separe uma pequena vasilha com água e coloque um pouco de detergente dentro dela ou misture sabão em seu interior. Dessa maneira, é possível economizar o produto em questão, além de poupar água – já que não haverá excesso de sabão nas peças.

Lavagem
Quando a lavagem se inicia, abra a torneira o mínimo possível. O excesso de água não é garantia de uma louça bem limpa e você ainda pode molhar a sua roupa. Fechar a torneira quando nenhuma peça estiver sendo lavada é essencial. Outra dica é ensaboar vários itens que podem ser lavados juntos, como talheres e potes.

Reutilizar a água
Com a água que você deixou cair na panela, é possível ajudar a tirar o excesso de sujeira de outras peças ou até limpar embalagens longa vida e filmes plásticos e deixá-los aptos para a reciclagem.

Limpar a pia quase no fim
Quando estiver chegando a hora de lavar as últimas peças, já inicie a limpeza da pia para aproveitar água.

Pronto! Sua louça está limpa e pouca água foi gasta. Se você gostou ou tem mais dicas de como lavar louça utilizando menos água, deixe um comentário abaixo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais