Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Algumas dicas para acampar e aproveitar a experiência sem prejudicar o meio ambiente

Para acampar não é preciso ir muito longe de casa, em alguns filmes ou desenhos, crianças decidem acampar no jardim de suas casas só pelo clima da ‘aventura’, de fazer algo diferente. Já em outros casos, acampar é uma necessidade, pois é a única boa saída para conseguir dormir em um evento ou viagem, pelo menor custo ou até mesmo na falta de um lugar mais confortável.

Na maioria das vezes, no entanto, o camping é praticado pelo prazer do contato com a natureza e a possibilidade de fugir da correria habitual. O que pouca gente sabe é que é possível pegar a barraca, a mochila e todos os itens necessários para um acampamento e ainda ser sustentável.

Algumas escolhas simples e que não irão atrapalhar em nada o passeio colaboram com o meio ambiente como, por exemplo, ao decidir o local onde você ou o seu grupo irá ficar. Dê preferência, se possível, a lugares onde outras pessoas já ficaram assim você evita estragos na natureza ao redor. Além disso, prefira estar perto de fontes de água, assim você pode gastar menos ao não acumular galões e garrafas de plástico.

Na hora de cozinhar, o melhor é usar um fogareiro. Mas como alguém sempre dá a ideia de aproveitar a oportunidade pra fazer uma fogueira, opte por colher madeiras soltas disponíveis no local ou esteja preparado previamente e leve madeira de casa, evitando extrair da vegetação viva do lugar que você estiver. Além disso, veja se é seguro e permitido no caso de você estar um camping privado. Durante a fogueira, mantenha o fogo controlado e quando acabar apague-o completamente.

Outro toque é quanto ao uso do banheiro, no caso de não  haver local adequado. Escolha uma área longe da fonte de água e onde não seja necessário arrancar vegetação. As medidas, embora pareçam bizarras, são simples. Cave um buraco de 15 cm e ao fim cubra-o com a terra. O papel higiênico vai para o lixo e na hora de se banhar lembre-se de não usar sabonete ou xampu nos rios ou lagos.

Ao fim do acampamento, junte o lixo produzido e descarte-o no lugar adequado. Se não houver um por perto, leve junto na viagem de volta até encontrar uma lixeira. Uma dica boa é levar a menor quantidade de lixo possível, o que significa deixar em casa embalagens e itens que não sejam essenciais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais