Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma lista de razões para aderir ao canudo reutilizável e reduzir os impactos ambientais gerados pelo canudo de plástico

Os canudos são utilizados desde tempos remotos, mas a evolução para os modelos descartáveis de plástico foi uma péssima escolha, pois trouxe consequências ambientais significativas. Há quem diga que a melhor forma de evitar o consumo do canudo de plástico é beber direto do copo, mas também já existem diversos modelos de canudo reutilizável. Conheça alguns deles e confira atitudes que você pode adotar. Usar um canudo reutilizável é a melhor forma de evitar o impacto ambiental dos canudos de plástico.

plastico
Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para cadeia alimentar
Conheça os tipos de plásticos existentes

História do uso do canudo

Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C.. Eles foram feitos pelas sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e de tererê utilizada pelos gaúchos.

Em 1800, o canudo de centeio (ou palha) se tornou popular por ser barato e macio. A desvantagem é que ele se desfazia facilmente com o contato com a água e dava sabor de centeio a todas as bebidas. Para resolver esse problema, surgiu o canudo de papel, que, em 1888, foi adaptado e patenteado por Marvin C. Stone.

Com a invenção do plástico, os canudos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material.

De onde vêm e o que são os plásticos?
Privado: Canudos Reutilizáveis
Diversas opções de canudos de bambu e inox
A partir de R$10,70
Alternativa sustentável
Comprar

Impacto ambiental do uso do canudinho não reutilizável

O canudo de plástico não reutilizável representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no ambiente!

A produção do canudo de plástico descartável contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Biodegradável: significado, exemplos e vantagens

Se utilizarmos como exemplo canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo.

Fotografia colorida com visão área do edíficio COPAN na cidade de São Paulo.
Imagem de sergio souza por Unsplash

Se empilharmos os canudos consumidos pelos brasileiros em um ano em um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45.000 quilômetros de largura!

Presente nas praias, o canudo de plástico descartável também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

E não adianta usar o canudo de plástico descartável, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudo pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento. Entenda melhor esse tema nas matérias:

Opções de canudo reutilizável

Conheça alguns modelos de canudo reutilizável que você pode adotar.

1. Canudo reutilizável de bambu

Fotografia colorida em ambiente interno. No meio da imagem um  copo de vidro com um suco alaranjado e um canudo de bambu no canto esquerdo.
Imagem: Louis Hansel @shotsoflouis on Unsplash

O canudo reutilizável de bambu é uma ótima alternativa, pois provém de fonte renovável (o bambu). É lavável, natural e leve.

2. Canudo reutilizável de silicone

Apesar de ser reutilizável, o canudo de silicone não é reciclável e, um dia, por desgaste de uso, precisará ser descartado. Entretanto, se ele não for feito a partir de petrolatos, não demonstrará efeitos tóxicos ao organismo humano e, uma vez no ambiente, é menos prejudicial que o canudo de plástico convencional, pois se quebra em partículas menores após algumas semanas, que acabam por se oxidarem, voltando às formas naturais de sílica, dióxido de carbono e água.

Entretanto, se for feito a partir de silicone com petrolato, dependendo da quantidade que pode eventualmente ir parar no organismo humano ou ambiente, pode proporcionar efeitos nocivos como alergias, eutrofização e contaminação de solos e corpos d’água.

O que é eutrofização e quais suas consequências?

Saiba mais sobre esse tema nas matérias: “Silicone: o que é, para que serve e quais são seus impactos” e “O que é petrolato?“.

3. Canudo reutilizável de vidro

Fotografia colorida em area externa de um copo com folhas de hortelã e um canudo de vidro. Atrás do copo, o que parece um campo de grama desfocado.
Imagem editada e redimensionada de GlassDharma, disponível no Flicker sob licença CC BY 2.0

Pronto, agora você já pode tomar sua água de coco sem culpa! Afinal de contas, apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, seguro, portátil, durável e, além tudo, elegante.

4. Canudo reutilizável de metal

Fotografia colorida em ambiente interno de dois canudos curvados e dois canudos retos de inox com uma escova higienica entre os dois.
Imagem: Beegreen/Divulgação

Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos metálicos podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudo pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.

canudo de inox dentro de um copo com suco de laranja com gelos
Por que aderir ao canudo de inox?
Privado: Canudos Reutilizáveis
Diversas opções de canudos de bambu e inox
A partir de R$10,70
Alternativa sustentável
Comprar

5. Bomba de chimarrão

Fotografia colorida de uma bomba de chimarrão cor caramelo com ervas e canudo de inox
Imagem: davide ragusa on Unsplash

Para quem já tem bomba de chimarrão em casa e nunca pensou em utilizá-la como uma alternativa reutilizável ao canudo de plástico descartável, pode começar a usá-la a partir de agora. Algumas bombas de chimarrão (ou tererê, na versão gelada), possuem bombilhas (coador metálico em formato de colher, com pequenos furos para filtrar a erva) rosqueáveis, o que significa que você pode alternar seu uso entre bomba e canudo, conforme a necessidade. Algumas vêm com limpador interno para facilitar a higienização, mas você também pode adquirir o limpador em separado.

6. Use apenas o copo ou beba direto do coco

Com exceção de pessoas que possuem alguma doença que as impede de comer com talheres e de questões de higiene (tomar na latinha não higienizada, por exemplo), o canudinho é dispensável. Então que tal utilizar o bom e velho copo? Mas não pode ser descartável!

7. Descarte corretamente

Nem tudo na vida ocorre como planejamos. Algumas vezes o uso de um canudo acaba sendo compulsório, mesmo se você avisar o garçom de que não deseja um canudo não reutilizável – e essa é uma das razões pelas quais muitas cidades estão aprovando leis que proíbem o uso de canudos de plástico. Se isso acontecer, guarde o canudo e descarte-o corretamente, aumentando as chances dele ser reciclado. Confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua residência no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle. Deixe sua pegada mais leve e contribua para a economia circular do plástico.

New Plastics Economy
New Plastics Economy: o que é e importância

Para saber como reduzir seu consumo de lixo plástico, dê uma olhada na matéria: “Como reduzir o lixo plástico no mundo? Confira dicas indispensáveis“.

A consciência ecológica vai além do uso de canudo reutilizável

A prática do consumo consciente não se limita ao uso do canudo reutilizável. Dentro desse âmbito, é preciso repensar o que você come, como descarta seus resíduos, veste, calça; o que usa para a higiene do próprio corpo, da casa, do local de trabalho, entre outras formas de consumo. Mas colocar em prática a consciência ecológica ultrapassa a questão do consumo. Além dessa postura, repense as questões político-econômicas que te cercam e como você, individual e coletivamente, pode agir em prol do desenvolvimento sustentável.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais